A flor na lapela é um sinal de elegância e romantismo, dá destaque aos trajes dos noivos, padrinhos e pais dos noivos.
Afinal de contas esses são os homens mais importantes do casamento e a flor é uma forma de mostrar a todos os convidados essa importância.
Saiba como surgiu a tradição da flor na lapela, como usar e que flores estão liberadas para servir com esse acessório tão refinado.
O que é Lapela?
Quando se fala em flor lapela, muita gente sequer sabe o que é lapela.
Mas é muito simples: lapela, significado nada mais é que a parte superior de um casado, terno, fraque, que é voltada para o lado de fora.
E essa é mais uma tradição do casamento que surgiu com o noivado do príncipe Albert com a rainha Vitória no século 19. É um sinal de romantismo e muita elegância.
Um dia, durante o noivado, o príncipe recebeu um pequeno ramalhete de flor de sua noiva, e não sabendo onde colocá-lo, abriu um pequeno corte na lapela de seu casaco e depositou ali o mimo.
Com isso, a lapela ganhou vida útil e se tornou uma refinada tradição para a roupa do noivo, padrinhos e pais, o que até mesmo incentivou a mudança nos modelos criados pelos alfaiates da época.
De lá para cá, colocar flor na lapela no casamento é um sinal de sofisticação.
Mas não confunda. A lapela para noivo não é aquele bolsinho que fica na parte superior, ali, normalmente vão lenços finos. Observe bem as imagens abaixo para checar direitinho onde fica.
Que flores usar na lapela para padrinhos ou noivos?
A flor mais usada para colocar na lapela de noivo é o cravo, porque significa amor puro e leal, mas esse não é o único tipo que pode ser colocado na lapela padrinhos ou lapela noivo.
Hoje em dia são muito usadas as mini callas, orquídeas, rosa, jasmim, angélica, astromélia, folhagens, sementes e até suculentas. E, além disso, podem até mesmo combinar com o buquê da noiva.
Mas flores muito grandes como gérberas, por exemplo, devem ser dispensadas.
As flores mais coloridas devem ser usadas em casamentos durante o dia e ao ar livre.
A flor na lapela deve ser discreta, é claro que é para aparecer mas é um detalhe, um charme.
Mais uma dica importante: a flor deve ser resistente, para não ficar toda amassada ou quebrar antes da cerimônia terminar.
Como prender a flor na lapela?
A flor ou o mini arrano devem ser presos com um alfinete. Mas lembre-se que o acessório nunca pode ficar aparente, para não perder a elegância do terno do noivo ou qualquer outro traje que ele use.
Como fazer flor na lapela?
Como fazer mini arranjo de flores para colocar na lapela terno não é difícil, mas tenha apenas o cuidado de o mini arranjo não ficar maior que 5 cm, lembre-se que quem deve ter destaque é o noivo, e não flor.
Veja o que vai precisar:
– Tesourinha de poda, facas sem serra para flores e alicate de arame
– Fitas de cetim da cor que preferir e combinar com o traje
– Fita floral tape
– Flores e folhas (se as folhas forem curvadinhas vão abraçar a flor e dar formato mais harmônico)
– Algodão
– Alfinete com pérolas e alfinete de segurança
Antes de fazer é preciso ter o cuidado de deixar pratinhos com água e só o caule das flores na água para hidratar, mas não mergulhe a flor inteira na água, já as folhas podem ser mergulhadas.
Passo 1
Corte a haste da flor com a faca sem serra, bem rente ao botão. A faca machuca menos a haste da flor do que a tesoura de poda, por isso, a use bem mais.
Passo 2
Pegue um pedaço bem pequeno de algodão e coloque na parte do caule que foi cortado, molhe um pouco com água.
Passo 3
Junte todas as hastes das flores menores e as folhas com a flor maior que foi cortada. Amarre todas com a fita floral tape, cubra com a fita de cetim e passe um pouco de cola na pontinha para fixar.
Passo 4
Coloque o alfinete com pérola, e com o alicate de arame corte o que sobrou do outro lado, para não espetar quem vai usar.
O alfinete de segurança vai atrás para prender no terno para casamento.
Aprendeu como fazer lapela padrinhos, noivos ou os pais? Veja que quem quer saber como fazer lapela de mosquitinho é ainda mais fácil, porque esse pequenina flor branca já parecido um arranjo por si só.
Não é nenhum bicho de 7 cabeças, não é? Mas o maior cuidado deve ser com a preservação depois também, algumas pessoas até mesmo chegam a colocar as flores na geladeira na véspera do evento.
Onde comprar lapela para noivos?
As lojas especializadas são alguns pontos de compra da flor de lapela para os homens do cortejo.
Mas atualmente há também diversas opções de venda on-line destes artigos.
Muitos casais também tem optado por lapelas com materiais diversificados das flores frescas, como folhas secas, flores de tecido, origami, lã, trigo, juta, pena, feltro ou acessórios que tenham a ver com a personalidade e o estilo do homem.