Cada vez mais ou noivos vem optando por realizar um casamento de dia. Nos casamentos diurnos os noivos contam com cerimônias de casamento ao ar livre, festas perfeitamente iluminadas e uma energia única. Por isso esta é uma das opções principais dos noivos de todo Brasil. Foi pensando nisso que preparamos algumas dicas para ajudar você a organizar a linda jornada do seu casamento e ter um grande dia perfeito.

 

 

Casar no jardim de casa é um costume antigo na Europa e nos Estados Unidos, que até hoje não perdeu seu charme. Casamento de dia ao ar livre, em meio à natureza, não é uma moda passageira. É uma tendência atemporal.

Isso porque o grande foco do casamento será a beleza do cenário natural ao redor. Ou seja, a estrutura do local não vai delimitar um estilo e nem marcar uma época específica. No jardim ou no campo, é possível produzir casamentos nos mais variados estilos, personalizados de acordo com o perfil dos noivos.

 

 

O primeiro passo para quem deseja casar na natureza é colecionar referências. Junte imagens que representem o que você sonha. Com esse exercício, você vai formando uma ideia do estilo de cerimônia, festa, decoração, maquiagem, buquê e vestido que falam ao seu coração. O instagram e o pinterest são ferramentas incríveis para ajudar você nessa tarefa. Só tome cuidado para não ficar com um catálogo enorme de inspirações, nem com muitas referências estrangeiras. Depois de um tempo de pesquisa, faça o caminho inverso e vá limpando tudo o que não for essencial até ficar apenas com as referências mais significativas.

 

 

 

2 – Faça a lista de convidados

Essa é uma das coisas mais difíceis para o casal. E a mais importante antes de pensar em escolher qualquer fornecedor. Vocês querem um mini casamento? Podem fazer um casamentão? Lembre-se de que você vai fazer um investimento alto por convidado. Dentro do seu estilo de receber, pense em quem você gostaria que testemunhasse os seus votos e faça uma lista. Ficou enorme e vai ter que cortar? Coloque em uma planilha e faça simulações. Você terá o número aproximado de convidados para o seu grande dia e essa informação guiará a sua busca por soluções.

 

 

3- Defina o orçamento, mas não decida tudo sozinha

Agora que você já tem uma ideia de como será o seu casamento perfeito – claro que pode mudar um pouco depois, né? – é hora de definir o seu orçamentoUma dica importante: esqueça fazer tudo sozinha. Organizar um casamento ao ar livre não é simples. São muitos detalhes. Conte com a ajuda de uma assessoria qualificada ou de locais que já ofereçam uma estrutura completa, como o Brasil Imperial. Ao contratar um espaço com serviços completos de buffet, som/luz e decoração, por exemplo, você já estará investindo cerca de 60% dos gastos totais de um casamento, segundo o Zankyou. É um bom parâmetro começar com o orçamento nesses locais.

 

 

4- Escolha o seu tipo de celebração

Um fator importante no seu casamento ao ar livre é o tipo de celebrante que você deseja. Um juiz de paz, um padre, um celebrante religioso ou contemporâneo? Quase todas as opções são possíveis, que bom! Menos a celebração por um padre. Não é permitido um casamento católico acontecer fora da igreja. Se a bênção católica for suficiente para você, OK. Alguns freis ou diáconos têm autorização para realizá-la em espaços ao ar livre, desde que os noivos se casem antes na igreja. Informe-se. Tenha certeza do tipo de celebração que quer antes de fechar com o espaço da cerimônia e festa.

 

 

5 – Avalie os locais imaginando um dia de chuva

A escolha de um local com estrutura é fundamental. Visite os espaços que têm o perfil de investimento do seu evento e analise muito mais do que a beleza. Imagine o trajeto dos seus convidados e o acesso ao espaço da cerimônia e/ou festa em um dia de chuva. Continua OK? Como ficam os banheiros, a cozinha, o estacionamento? O terreno tem drenagem? Pessoas com mobilidade reduzida terão comodidade? O encantamento com o local não deve ofuscar a análise racional. Estabeleça critérios para a sua escolha.

 

 

6 – Não deixe o plano B para o final

Se o espaço escolhido para a sua cerimônia for totalmente aberto, você terá obrigatoriamente que ter um plano B. Quais as opções que o local oferece? Existe uma alternativa coberta? Será preciso contratar um toldo? Qual o valor de um toldo para o seu número de convidados? Tudo isso tem que ser avaliado desde o começo. No caso da decisão por um toldo, reserve a verba logo. Não deixe para o final, pois as despesas podem fugir um pouco do planejamento.

 

 

7 – Harmonize todos os fornecedores da festa

Uma grande dica para quem vai casar – ao ar livre ou não – é saber que tudo deve estar alinhado para contar a história única do seu casamento. Busque a sua pastinha de inspirações do pinterest e pense no seu casamento como um todo. O celebrante, o vestido, o cabelo e maquiagem, os trajes dos padrinhos, o convite, a música, a decoração e a gastronomia devem ter harmonia. Não pense em cada fornecedor separadamente. O conjunto de todos eles deve ter a alma do seu evento. E conte com a assessoria nas suas escolhas: você terá um resultado muito mais harmônico.

 

 

9- Ama entardecer? Então case bem antes do pôr-do-sol

O desejo de grande parte das noivas que se casam ao ar livre é uma cerimônia ao entardecer. Se você sonha com esse momento, marque a sua cerimônia duas horas antes do pôr-do-sol. “Tudo isso? Por que tanta antecedência?” Primeiro, noiva atrasa quase sempre, rs. Depois, dependendo da celebração, a cerimônia pode se alongar. E, por fim, é sempre bom deixar um tempo para fotos criativas dos noivos, padrinhos e pais ainda com a luz do dia. Se você não faz questão de fotos pós-cerimônia de dia, OK, diminua a antecedência. Mas se colocar no convite um tempo curto antes do pôr-do-sol corre o risco de se casar à noite e perder o seu planejamento.

 

 

10- Planeje as fotos que valorizem a beleza do espaço… e a sua

Você escolheu o seu espaço dos sonhos muito pelo visual. E, claro, a equipe de foto e vídeo também. Nada melhor que contar com a experiência desses profissionais para explorar o cenário do grande dia ao máximo. Veja fotos de outros casamentos no local. Identifique os melhores ângulos e horários. Separe as que você mais gosta. Troque ideias com a equipe de foto e vídeo e planeje os registros que valorizem a beleza do espaço e a sua. Não deixe o planejamento apenas para as fotos protocolares. Pense antecipadamente nas fotos ao ar livre para ter recordações incríveis. Tudo passa tão rápido que ter um roteiro ajuda muito.

 

 

 

11 – Se puder, faça o Dia da Noiva no local do casamento

Muitos espaços para festas já oferecem uma Suíte da Noiva super equipada e isso é maravilhoso para quem vai se casar ao ar livre. Se o seu local permitir, aproveite. A maior vantagem dessa escolha é diminuir o risco de grandes atrasos. Como o local é ao ar livre, você pode circular na natureza para relaxar, curtir a montagem da decoração, ter bastante tempo para o making off e para as fotos planejadas. Ou mesmo para passar o dia com o seu pet. Um dia inteirinho de tranquilidade, sem o estresse do deslocamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

12 – Pense no conforto dos convidados

Você já escolheu o melhor mês, o melhor horário, os melhores fornecedores e o cenário incrível. Hora de receber os convidados! Que tal recepcioná-los com uma estação de welcome drinks e música? Se estiver um dia um pouco mais quente, inclua leques com a identidade visual do casamento. Se, ao contrário, estiver friozinho, ofereça pashminas às damas. Casando na grama? Tenha repelentes sempre à postos e mesmo um protetor de saltos para quem veio de salto mais fino. Pensar com carinho nesses pequenos detalhes vai surpreender os convidados e deixar o seu casamento com uma energia maravilhosa.

Depois é só curtir a cerimônia e festa e ter um grande dia inesquecível!
Gostou? Se tiver mais dicas, compartilha com a gente.

 

 

 

 

O Brasil Imperial é um espaço para casamentos no Rio de Janeiro que oferece, além de um exuberante cenário ao ar livre, uma estrutura completa de serviços. Ligue para 21 99632-1857 e venha conhecer o nosso espaço. Se preferir, entre em contato por WhatsApp ou solicite uma apresentação pelo e-mail contato@salaobrasilimperial.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *