Olá noivas do meu Brasil, aqui é o cerimonialista Augusto Prates!

Começo o ano de 2020 falando de um assunto que já queria ter escrito há muito tempo: o exagero do número de padrinhos e madrinhas em um casamento.

Sinceramente, me pergunto o porquê de muitas noivas colocarem, por exemplo, 20 casais de padrinhos para sua cerimônia. É isso mesmo que você leu: 20 casais. Estamos falando e 40 pessoas envolvidas em um cortejo.

Nesse texto vou listar os problemas que ocorrem quando se exagera na quantidade de padrinhos. Mas retomando o que eu estava falando, antes de tudo é preciso saber o real significado do sentido de escolher uma pessoa como padrinho do seu casamento.

 

 

O REAL SIGNIFICADO DO TÍTULO DE PADRINHO DE CASAMENTO

 

 

“O apadrinhamento significa a função que os indivíduos recebem por cuidar e proteger alguém. Trazendo para modernidade podemos então entender que o padrinho e a madrinha de casamento servem para dar segurança, carinho, amor e cobrir espiritualmente os noivos com orações e vibrações positivas!”

 

 

O QUÊ EU VEJO ACONTECENDO ATUALMENTE

 

Como cerimonialista percebo que muitas pessoas que são chamadas para essa função não demostram comprometimento e consideração com o casal. Já vi um caso de um padrinho desistir na véspera do casamento com a desculpa que não tinha alugado a roupa, fato que desmentido pelo próprio casal.
Aí você deve estar se perguntando: como escolher um número certo de padrinhos uma vez que tenho muitos amigos? Eu responderia da seguinte forma: selecionar muito bem quem realmente tem uma história com o casal. Repararam: história com o casal.

 

E AQUELE AMIGO DA INFÂNCIA?

 

Paremos para pensar: se aquele amigo ou amigo de infância ainda participa atualmente da vida do casal faz sentido que ele/ela seja convidado para essa função.. É preciso que haja uma conexão com o momento atual. Uma coisa é ser seu amigo outra é participar da história recente que você vive. Minha recomendação então seria essa. Se ele ou ela não vive o dia-a-dia do casal seria então um convidado da festa e não padrinho.

 

* NÃO É BONITO TER UM MONTE DE GENTE ESPREMIDA NO ALTAR, TÁ?*

Outro fator que pesa quando se chama uma grande quantidade de padrinhos é a organização da cerimônia em si. Dependendo do local aonde sua cerimônia for realizada fica impraticável a boa acomodação dos padrinhos no altar. Sem falar no tempo que se consome só com a entrada dos padrinhos. Isso torna a cerimônia mais longa. lembre-se:

 

GASTOS EXCESSIVOS COM LEMBRANÇAS

Sabe aquela lembrança que você pretende dar para os seus padrinhos no casamento. Pois bem, caso o número seja realmente grande o seu custo será infinitamente maior. Caso você selecione um número reduzido há até possibilidade desta lembrança ser melhor e mais marcante. Pense nisso.

 

EXISTE UM NÚMERO IDEAL DE CASAIS?

 

A meu ver um número ideal para padrinhos e madrinhas ficaria no limite de 10 casais. Fica muito mais fácil de organizar no altar e até para a realização da sessão de fotos. Lembre-se: quantidade nunca será qualidade ainda mais nessa situação.

 

COM QUANTO TEMPO DEVO FAZER O CONVITE PARA OS PADRINHOS

 

 

O ideal é que se faça o convite com seis meses de antecedência para que a pessoa possa se programar com a questão roupas e presentes para o casal. Tendo já os convites aceitos é fundamental que os noivos procurem um local de aluguel de roupas que consiga fazer uma condição especial para os seus padrinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *