Sua filha vai casar! Além de todos os detalhes da festa, você também terá que se preocupar com o que vai vestir. A roupa tem que estar muito bem adequada e você terá que se sentir deslumbrante. Para escolher o vestido ideal, você terá que ficar atentar à cor, ao tecido e ao modelo. Em seguida, deve pensar se irá alugar ou comprar e também sobre a escolha das joias e dos acessórios para completar o look, afinal, depois dos noivos, as mães são sempre as mais observadas.

 

 

Neste período de preparação para o casamento, a mãe, além de ser o ombro amigo da filha, será praticamente sua secretária pessoal. Serão meses de planejamento e a mamãe tem que estar super antenada para ajudar em todos os detalhes.

 

Cor

Geralmente, a cor do vestido é escolhida pela noiva e combina com a decoração da festa. A noiva pode escolher tons diferentes para as mães e para as madrinhas ou unificar. É muito usual escolher tons azuis para um lado e rosa para o outro, por exemplo. Os tons pastel são muito utilizados para casamentos na praia e no verão. Tudo vai depender da escolha da noiva.

As cores também podem ser livres. Neste caso, procure escolher uma cor que te destaque de acordo com o tom da sua pele e do seu cabelo. Procure optar por tons mais vivos, mas cuidado para não chamar mais atenção do que a noiva. Evite tons muito claros, pois, dependendo do ambiente, as fotos poderão ficar com tons muito próximos aos da roupa da noiva, que geralmente é branca, creme ou off white. Já os tons muito escuros vão te deixar parecendo com qualquer convidado que foi de pretinho básico. Você pode ir de preto em todos os casamentos, menos no da sua filha. Caso opte por tons escuros, invista em um vestido de presença.

 

 

Comprar ou alugar

 

Decidida a cor, será possível decidir se o vestido será comprado ou alugado, se comprará pronto ou desenvolverá sob encomenda. Existem os prós e contras em todos os casos. Confira a lista de dicas abaixo para decidir o melhor a fazer:

 

Alugar

 

Prós

 

Contras

 

Comprar

Prós

 

Contras

 

Sob encomenda

Prós
Contras

 

 Cuidado com o prazo de confecção, pois pode demorar bastante.

 Muitas provas antes da festa. Se a agenda está complicada isto pode atrapalhar.

 

Modelo

 

 

Definida a cor e o local onde adquirir o vestido, o modelo é a terceira etapa do processo de decisão. Nesta fase, é bom dar uma olhada em diversas opções antes de decidir o que fazer.

Leve em conta o conforto e seu biotipo. Escolha um modelo que valorize seu corpo e faça você se sentir bem. Prove diversos vestidos até encontrar o modelo ideal.

Existem técnicas de modelagem que conseguem valorizar bustos pequenos, disfarçar a barriga e esconder as gordurinhas, tudo vai depender do que você valoriza. O importante é vestir-se discretamente, porque, afinal, a mãe da noiva tem que estar linda e requintada.

 

Tecido

 

 

O tipo de tecido é outro detalhe importante. Hoje, as rendas estão em alta, mas nem todas as mães ficam bem com esse tipo de acabamento. Pesquise opções como musseline, chiffon e organza para vestidos mais leves e soltos. Já para vestidos mais estruturados, opte por tafetá, crepe de seda ou cetim italiano. Para trajes mais poderosos, o brilho do lurex dá um up no visual, mas lembre-se que “menos é mais”. Não carregue no brilho, já que você não pode chamar mais atenção do que a sua filha.

Quanto aos bordados, eles são sempre bem-vindos. Dependendo do horário da cerimônia, é possível optar por vestidos com pequenos detalhes bordados e por vestidos inteiros bordados, tudo vai depender de onde e como vai ser a cerimônia.

 

Joias

 

 

Quanto às joias, sempre leve em consideração o modelo do vestido. Para vestidos com muita informação como rendas e bordados, vale investir em joias ou bijuterias discretas para seu visual não ficar pesado demais.

Se o vestido possui um decote e pouco detalhamento na parte superior, opte por brincos juntos à orelha e colares com presença ou somente brincos longos. Caso o vestido seja todo bordado e com informações na parte superior, opte apenas por brincos mais delicados. Para vestidos mais discretos, fica liberado qualquer tipo de joia.

Os anéis estão liberados para todos os casos. E os braceletes devem ser combinados de acordo com o detalhamento da manga do vestido. Em vestidos de alça ou tomara que caia, eles estão liberados, mas atenção ao combiná-los com anéis.

 

Acessórios

 

 

Os acessórios são importantes para complementar o visual. Para casamentos na igreja é sempre bom optar por estolas e chales. Eles ajudam a cobrir os braços na cerimônia religiosa e driblam o frio em casamentos no inverno.

Antes de qualquer outro detalhe, lembre-se de que o sapato deve ser extremamente confortável. Opte por cores neutras que combinem com a cor do vestido escolhido. Para as mães que preferirem usar sapatos no tom do vestido, será necessário contratar um sapateiro especializado para forrar o calçado com o tecido do vestido. Geralmente, as lojas de vestidos conhecem alguém para indicar.

Dias antes da festa, deixe seu sapato novo em um sapateiro para colocar na forma. Isto irá ajudar a alceá-lo e deixá-lo bastante confortável para o dia da festa. Faça isto também com o sapato de sua filha, pois ela certamente não se lembrará de fazer isso.

Escolha uma bolsa pequena, leve e delicada. No dia da festa, uma bolsa grande vai te atrapalhar, pois serão tantos detalhes para se preocupar. Bolsas carteira e modelo clutch são as mais usadas para casamentos. Invista em uma com brilho ou detalhes bordados que conversem com seu visual: você ficará linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *