Aqui o noivo também tem vez. Aliás, sempre teve! Tanto que esse é um conteúdo especial para eles, os homens. Vamos falar sobre a escolha do traje do noivo?
Embora o vestido de noiva receba muita atenção, o terno do noivo é uma decisão que merece carinho, afinal, estamos falando de um dos personagens principais do casamento!
Primeiramente, a roupa deve fazer jus ao estilo de quem irá usá-la. Personalidade é tudo!
Mas, boas dicas são sempre bem-vindas, por isso listei alguns detalhes que devem ser observados, garantindo que o traje do noivo seja tão especial quanto a festa de casamento!
TAMANHO
Parece óbvio dizer que o tamanho certo é importante?
Mas, pode acreditar, eu já vi muitos noivos usando ternos menores ou maiores, o que fica gritante nas fotos!
Muitos homens não costumam usar trajes formais, e isso quer dizer que a falta de experiência com ternos estimula o erro. Daí a importância de contar com uma loja ou alfaiate profissional, que ajude e oriente.
Perder ou ganhar peso no processo de organização do casamento também pode ocasionar mudanças no caimento da roupa, então prefira fazer a prova final perto da data do enlace.
Algumas regrinhas básicas sobre o tamanho:
♥ Se você escolheu um paletó com dois botões, o primeiro botão deve estar na altura acima do umbigo. Mas, se escolheu o de três botões, esta regra vale para o botão do meio.
♥ O punho da camisa tem que sobressair em torno de um dedo em relação a manga do paletó.
♥ O comprimento da calça equivale com a parte superior do sapato.
♥ A costura do ombro deve estar alinhada com a união entre os ossos da clavícula e braço.
PERSONALIDADE X EXAGERO
Por mais que a gente ame casamento com essência, onde o casal coloca sua energia e criatividade pra fora, vale lembrar que trata-se de um evento com protocolos. Assim, cuidado com excessos.
Evite, por exemplo, cores que fujam muito daquilo que você usa no dia a dia.
Ousadia, cores vibrantes e até estampas são permitidas, mas o noivo precisa estar seguro e habituado com tudo isso ou se sentirá fantasiado no casamento.
Conforto e bom gosto caminham juntos. O traje do noivo, portanto, tem que fazer com que você se sinta bem, bonito e especial.
E A COR?
Aqui o pretinho básico fica em segundo plano.
Ele não é proibido, mas há dezenas de cores mais interessantes e aconselháveis, do azul marinho aos tons terrosos.
Bege e cinza, também tradicionais, funcionam bem para quem tem um estilo mais clássico, a depender do local e horário da festa.
E antes que você me pergunte sobre a razão para evitar preto, saiba que ele é mais adequado para eventos de gala. Seu casamento terá uma pegada noturna e glamourosa? Aí sim, vale considerá-lo.
Por outro lado, enlaces mais descontraídos permitem criatividade. As cores podem ser exploradas, é só ter bom senso para que o estilo não fique datado.
Uma boa alternativa para os mais ousados é investir em meias divertidas, que ainda rendem fotos especiais!
ACESSÓRIOS
Menos é mais, e isso vale para o traje do noivo.
Ao selecionar os acessórios, considere aqueles que são realmente importantes para compor o visual desejado.
Vale optar por uma bela gravata, lapela, relógio e abotoaduras, mas o céu é o limite.
Há quem goste de usar suspensórios, por exemplo. Ou lenços. Não esqueça de fazer suas escolhas e provar tudo, conferindo se o look completo está de acordo.
No caso dos sapatos, as escolhas mais fáceis são pretos ou marrons, tudo depende da cor do traje.
Anotou tudo?