Quando inicio a assessoria para uma festa de quinze anos ouço muito a seguinte pergunta dos pais da debutante: como é feito o cerimonial de quinze anos nos dias de hoje? A dúvida principalmente parte das mães das debutantes que também tem uma grande expectativa para esse momento, afinal muitas não tiveram a oportunidade de realizar esse sonho quando eram adolescentes. Porém é importante ressaltar que se precisa chegar a um acordo entre mãe e filha pra que seja feito um cerimonial que respeite o perfil da aniversariante e que a deixe confortável. A figura do cerimonialista é importantíssima em mostrar para a família o que é viável ou não. Sendo direto, eu Augusto Prates, acredito que um bom cerimonial de quinze anos não precisa ser longo para emocionar os convidados e familiares. De quê adianta querer homenagear várias pessoas da família e levar um grande tempo para isso? Precisamos saber que um cerimonial longo acaba por tirar o ritmo da festa dispersando a atenção dos convidados. Se pudesse listar alguns motivos que tornam um cerimonial de quinze anos cansativo seriam esses:
• Excesso de homenageados : Acontece quando há a inclusão de muitos familiares no momento da leitura das homenagens. Quanto mais pessoas forem chamadas nesse momento mais tempo será gasto pra tirar fotos e distribuir as lembranças pra elas.
• Vídeo de fotos muito longo: Alguns vídeos da retrospectiva da debutante ficam longos pela grande quantidade de fotos inseridas chegando a ter uma duração de até oito minutos., tempo muito além do necessário. Vídeo longo tirara totalmente o ritmo do cerimonial.
• Entrega de lembranças no cerimonial: Muitas das vezes devido ao excesso de homenageados como foi citado o ato de entregar a lembrança no momento do cerimonial causa demora. Até por que as lembranças precisa estar todas etiquetadas, mas mesmo assim, se torna uma prática trabalhosa .
Vocês devem estar se perguntado então o que fazer diante dessa situação?
Para as homenagens: Recomendo que a debutante junto com o cerimonialista crie um texto inicial que cite de forma geral os familiares, uma homenagem coletiva. Por experiência própria, fica muito legal e consegue emocionar sim. Dessa forma, as pessoas importantes serão citadas .
Lembranças dos homenageados: As lembranças podem ser entregues depois do cerimonial pelos assistentes que estarão trabalhando na festa.
Retrospectiva da debutante: O tempo ideal para um vídeo de retrospectiva é de no máximo 3 minutos com no máximo 40 fotos.
E a valsa?
A valsa é um momento tradicional e indispensável . O ideal é que as pessoas que vão dançar com a debutante sejam avisadas previamente para se preparar quanto a dança e principalmente a forma como estarão vestidos.
Ainda se usa o anel da debutante?
Sim, é outro elemento tradicional que pode ser inserido durante o cerimonial antes da valsa. E aí vai uma dica: o anel pode ser dado pelo pai ou pela avó da debutante.
Troca de sapato é necessária?
Não necessariamente. O que eu indico é que a debutante já entre para o cerimonial com um sapato que ela consiga dançar com tranquilidade a valsa e a coreografia com o príncipe.
É preciso ter a boneca no cerimonial?
Depende muito. A tradição diz que a debutante tem que passar uma boneca sua para outra criança que um dia estará debutando. Caso tenha na família uma menina que é muito próxima da aniversariante a passagem da boneca é muito interessante.
Grande abraço,
Augusto Prates
Cerimonialista