Setembro é um dos meses preferidos de casais que desejam subir ao altar no Brasil. A chegada das temperaturas mais amenas da primavera é um alívio para noivos e convidados, principalmente agora que casamentos ao ar livre têm ganhado mais espaço.
Mas, independente da data do evento – até porque seria impossível reunir todos em um único mês -, o terno para casamento deve sempre ser adequado. Principalmente se você é um dos protagonistas da festa.
Por isso, reunimos algumas dicas para não ter erro naquele que tem o potencial de ser o dia mais especial da sua vida. Veja o que levar em conta ao escolher a cor do terno do noivo e com quais tons você pode inovar sem perder a elegância. Porque sim, há muita sofisticação além do clássico terno preto. Confira:
COMO ESCOLHER A COR DO TERNO PARA CASAMENTO?
Assim como em qualquer outra ocasião, o tom do evento vai influenciar no que você deve vestir. Grau de formalidade, horário e estilo – da festa e do seu par – devem ser levados em conta ao escolher a cor do traje do noivo. E os padrinhos nunca devem parecer mais formais que ele.
Aqui, separamos algumas possibilidades e cores mais adequadas a cada uma delas:
CASAMENTO À NOITE
O ideal é seguir a linha clássica e apostar em tons mais escuros. Preto é uma escolha certeira, mas está longe de ser a única opção. Terno azul marinho ou cinza chumbo também pode cair muito bem. Como tudo no casamento deve criar um diálogo, é bom que a gravata combine com a paleta de cores da decoração.
CASAMENTO DE DIA
Consideram-se casamentos de dia aqueles em que ainda há luz natural quando começa a festa. Nesses casos, há mais abertura para inovações e tons mais claros são a melhor opção – principalmente se o evento for ao ar livre. Do azul médio ao off-white (traduzindo: um branco que não é bem branco), são muitas as possibilidades. Na dúvida, é bem difícil errar com o azul e muito fácil errar usando branco. A não ser que você seja mestre-sala e decida por um casamento temático, o melhor é não arriscar.
CASAMENTO NA PRAIA
Normalmente são mais despojados – há inclusive quem case descalço – por isso, costume bege, off-white ou cinza claro, sem gravata, funcionará muito bem. Azul, mais uma vez, também é uma boa opção, sobretudo se for bem claro.
CASAMENTO BOHO
Acredite, se você for um noivo, você saberá o que é um casamento boho. São eventos mais intimistas, integrados com a natureza, despojados. Preto é uma boa opção, mas, justamente por dar a impressão de formalidade que o próprio estilo do casamento recusa, talvez não seja a melhor. Opte por tons no mesmo contexto da decoração. Para os noivos mais estilosos, ternos marsala (traduzindo: vinho) são uma novidade que cai muito bem nesse universo.
CASAMENTO NO INVERNO
Foi-se o tempo em que o inverno no Brasil era só de temperaturas brandas. Para não passar frio durante a cerimônia, aposte em um terno de lã em tom escuro ou terroso. Ele terá uma textura diferente de outros tecidos, mas não se preocupe: será tão sofisticado e elegante quanto.
MINI WEDDING
Como o nome já diz, o mini wedding é um evento intimista, para poucos convidados. Nesse caso, a cor do terno do noivo vai realmente depender muito do tom da festa. Qualquer uma das situações que citamos pode ser um mini ou big wedding. Então, se a reunião for formal, mesmo que pequena, preto é uma boa opção; se for mais despojada, você pode, inclusive, dispensar o paletó.
****
Nosso conselho é que você prove o traje diversas vezes, tanto na loja ou alfaiataria como em casa, com todos os acessórios. Você está realmente feliz com o resultado? Aqui entre um fator primordial: a comodidade. Caminhe, mova-se, dance, sinta-se à vontade e não preso ao traje. Você precisa estar confortável no seu grande dia. O traje deve se adaptar aos seus gostos, mas também as formas do seu corpo em qualquer circunstância, já que tudo pode acontecer em um casamento!
É claro que quem decide o que vestir no seu casamento é o próprio noivo – com ajuda da noiva, claro. Mas se vocês vão optar por alguma formalidade e querem seguir à risca algumas regras de etiqueta, tenham essas dicas em mãos e escolham o traje sem medo de serem felizes.